Finalidades

A “Casa de Cabo Verde” – Associação Cabo-verdiana na Região de Lombardia – atua na promoção social e tem como objetivo, a promoção do reforço da identidade cultural e o desenvolvimento social e civil dos cabo-verdianos residentes em Itália e, em especial, a Cidade de Milão e arredores.

O reforço da ligação da “segunda geração” e as sucessivas, com Cabo Verde, bem como a valorização da tradição, história e cultura são outros propósitos desta organização.

A criação da “Casa de Cabo Verde” é dedicada à memória do músico e compositor cabo-verdiano Manuel d’Novas. A escolha de Manuel d’Novas deve-se ao facto dele próprio ter sido imigrante, como também pela herança artística que deixou à cabo-verdianidade, nomeadamente ter composto o hino de todo emigrante e que retrata a história do cabo-verdiano, que é a “Biografia d’um Crioulo”.

O que fazemos?

Promovemos a cultura cabo-verdiana, a integração, a coesão social, o reforço da identidade cultural e o desenvolvimento social e civil dos cabo-verdianos residentes em Itália e, nomeadamente, em Milão e na região da Lombardia.

Promovemos e facilitamos a cooperação descentralizada ao nível das organizações sem fins lucrativas,  associativas, fundações e  cooperativas.

Perseguimos o reforço da ligação da “segunda geração” e as sucessivas com Cabo Verde e a valorização da nossa cultura  (tradição, história, gastronomia, música, artes, literatura, danças…) em terras de Dante.

Promovemos programas e campanhas de Angariação de Fundos e Donativos para implementação de projetos de alto impacto sociocomunitários e de inclusão social no território cabo-verdiano.

Como fazemos?

Pretendemos contribuir para o intercâmbio e cooperação intercultural através da organização e realização de eventos de conferências, palestras e workshops fornecendo material de documentação, experiencias  de exploração, momentos de formação e informação sobre a Cabo-verdianidade.

Missão

Promover a Cultura e a Integração da diáspora Cabo Verdiana em Itália, reforçando a ligação das segundas gerações com Cabo Verde através da execução de projeto  interculturais de formação, empoderamento feminino e de cooperação.

Visão:

Ser a referência para promoção dos valores e da cultura cabo-verdianos em Itália

Valores:

Organização; Honestidade; Transparência; Responsabilidade  Social; Respeito; Solidariedade e Inclusão Social; Excelência

Sandro Sousa

Sandro Sousa

Presidente
Edna Lopes

Edna Lopes

Fondatrice
JP Pereira

JP Pereira

Cooperazione ed Intercultura
Sandra Portugues

Sandra Portugues

Porta Voce
Jair Delgado

Jair Delgado

Vice Presidente
Maria Sousa

Maria Sousa

Catering
Alessia Innocente

Alessia Innocente

Segreteria ed Eventi
Jacqueline Almeida

Jacqueline Almeida

Volontaria Eventi
Ariana Portugues

Ariana Portugues

Catering ed Eventi